CHAPADA DOS VEADEIROS CICLOTURISMO (2º dia CAVALCANTE – Povoado Kalunga e Cachoeira Santa Bárbara)

No segundo dia do Cicloturismo na Chapada dos Veadeiros, o objetivo era de visitar duas grandes atrações do Município de Cavalcante, a primeira, o povoado dos Kalungas (que são descendentes dos escravos negros que vieram para essa região trazidos pelos Bandeirantes). E a segunda atração era a belíssima e fascinante Cachoeira de Santa Bárbara que é uma das mais belas de todo o Brasil, com seu belíssimo poço azul.

Acordei bem cedo e pedalei os 5km da Fazenda Veredas até Cavalcante, depois do café da manhã peguei a estrada de terra afim de chegar até o povoado. Mas antes de chegar ao povoado, descobri outra grande atração do dia: A Serra de Nova Aurora, que tive de enfrentar sua longa subida.

SAM_0877

Serra de Nova Aurora.

SAM_0879

Vista de cima da Serra.

O nível de dificuldade da Serra de Nova Aurora é deixar qualquer biker entusiamado, mas a vista do mirante compensa qualquer esforço.

SAM_0880

Vista da Cidade de Cavalcante e do enorme paredão da serra que a rodeia.

SAM_0890

SAM_0956

Povoado Kalunga.

SAM_0957

Origem do Povoado.

SAM_0954

Além da Cachoeira Santa bárbara, exitem outras cachoeiras que rodeiam o povoado, como a Cachoeira Capivara.

Ao chegar ao povoado procurei um lugar pra abastecer a garrafa d´água, almoçar e descansar um pouco, já que havia pedalado 30km de subida de estrada de terra com muito cascalho. Depois do descanso, peguei a estrada e pedalei mais 6km até a cachoeira.

Sem título12

Parada para abastecimento de água, almoço e descanso.

No momento que encontrei com a cachoeira me impressionei com a tranquilidade que estava no lugar, pois eu era o único presente aquele momento naquele lugar belíssimo, impressionei porque todas as fotos e vídeos que havia visto dela, sempre tinha muitas pessoas banhando, por isso foi um privilégio e tanto desfrutar daquele paraíso a sozinho.

SAM_0908 (1)

Belíssima cachoeira Santa bárbara, com seu poço azul deslumbrante.

Como havia levado meu colchão de ar que uso no campamento, já tratei de inflá-lo rápido, pra desfrutar desse sossego maravilhoso (que momento histórico).

SAM_0904

Colchão de ar do acampamento, ótimo para curtir um cachoeira sossegado.

Mas o sossego durou uns 20 minutos, até que chegou um grupo de 4 pessoas. Fiz amizade rápido com esse pessoal, primeiro porque pediram permissão pra nadar no meu colchão, rsss, e segundo que um lugar como esse deixa qualquer pessoa sociável.

SAM_0942

Galera que curtiu a cachu comigo, moradores da cidade de Alto Paraíso.

Sem título1235

SAM_0935

Cachoeira Santa bárbara, uma das maravilhas da Chapada dos Veadeiros.

Depois que curti a cachoeira com o pessoal, tinha o intuito de passar na Cachoeira Capivara, que é outra grande atração do Povoado Kalunga, mas já era fim de tarde e não havia mais tempo, pois ainda tinha que pedalar 40km até a Fazenda Veredas. Mesmo assim, quando estava no caminho de volta ao povoado, escutei um barulho de água, quando me aproximei da beira da trilha me deparei com um riacho cristalino. Não pensei duas vezes em tomar um banho rsss, pois ainda havia sol.

SAM_0948

Riacho maravilhoso no caminho de volta ao Povoado.

SAM_0947

Trilha bela em Cavalcante.

E assim terminou mais um dia dessa grande viagem na Chapada dos Veadeiros. No terceiro dia da viagem, o objetivo era pedalar os 90 km entre Cavalcante e Alto Paraíso, passando na belíssima Cachoeira do Poço encantado, que fica no município de Teresina de Goiás.

Certamente, a expectativa era grande!!!!

7 comentários sobre “CHAPADA DOS VEADEIROS CICLOTURISMO (2º dia CAVALCANTE – Povoado Kalunga e Cachoeira Santa Bárbara)

Deixe um comentário